A Arte do Acaso

Após passar com uma monumental instalação pela 54ª edição da Bienal de Veneza, o francês Christian Boltanski, estreia no Brasil com a exposição A Arte do acaso.
A mostra reúne 4 instalações retratando o papel do acaso na existência humana: A Roda da Fortuna, Ser de Novo, Últimas NotÃÂcias dos Humanos e Entre Tempo.
A Roda da Fortuna é a principal atração da exposição, em que uma sequência de fotografias de recém-nascidos desliza em alta velocidade por roldanas, sobre a cabeça dos espectadores - como no processo de impressão de um jornal. Posteriormente, uma sirene é acionada, a máquina pára e uma das fotos aparece em um telão.
Em Ser de Novo, um telão, dividido por faixas horizontais, funciona como um caça-nÃÂqueis, onde partes de rostos de pessoas vão rodando e se combinando, acionadas por um botão.
Já em Últimas NotÃÂcias dos Humanos, os visitantes são informados, por meio de painéis digitais, o saldo de óbitos e nascimentos do dia.
Por fim a 4ª instalação, Entre Tempo, é uma projeção em preto e branco, que mostra os efeitos da passagem das décadas, na face do próprio Boltanski, desde a infância até os 60 anos.
Local: Casa França Brasil
Endereço: Rua Visconde de ItaboraÃÂ, 78 – centro.
Data: Até 8 de julho
Horário: Terça a domingo, 10h às 20h
Preço: Grátis