A Dança Sênior - uma grande invenção e uma benção para a 3ª idade

Desde que moramos no Retiro Humboldt RJ, no ano passado, meu marido com 84 anos e eu com 77, temos participado com muito prazer das aulas de dança sênior que são dadas duas vezes por semana. Não só sentimos o efeito benéfico deste tipo de atividade no nosso corpo, mas também é uma alegria de ver a presença de outros moradores cujo pequeno mundo, por causa das suas limitações físicas, se limita no dia a dia à enfermaria.

Agora, nas aulas, mesmo sentados na cadeira de roda e não podendo acompanhar todos os movimentos, o fato de estarem conosco no grupo, só isto para eles já é muito gratificante.

E a alegre, bem ritmada música incentiva às pessoas a tentar limitar o dirigente. Afinal, a música está no sangue da raça brasileira e continua lá, independente da idade.

Com um olhar cheio de ternura e um grande sorriso no rosto, Beth procura corrigir dentro do possível os movimentos mal executados e todos fazem um esforço para melhorar.

Sra. Yvonne Braune, residente Retiro Humboldt – RJ


Meu marido é um dos mais animados alunos, às vezes até exagerando no seu entusiasmo, quando, em certas apresentações, batem os pauzinhos com tanta força que fere os tímpanos de quem ainda tem a audição perfeita!

No final das aulas cantamos em conjunto: “Se você olhar pra mim com um sorriso”, assim, é perfeito, terminamos como se estivéssemos unidos num grande abraço fraternal.

Só posso dizer que estamos muito felizes de termos a possibilidade de participar deste programa aqui no Retiro mesmo e tenho a certeza de que estou falando em nome de todos os outros que têm o privilégio de tomar parte.


Sra. Ilka Georgii, residente Retiro Humboldt - RJ


Quando cheguei ao Rio, há quatro anos atrás, quis morar no Retiro Humboldt porque fiquei muito surpresa com a variedade de atividades que eram oferecidas. Gostei mais da “Dança Sênior”! Não a conhecia. Ri quando vi que a “ginástica” era feita sentada! E ainda se chamava d”Dança Sentada”. Mas depois gostei muito!

Além da valsa, polca e marcha já dançamos até a “Kracóviak”! As músicas são lindas, do folclore do mundo inteiro!

Faz bem para corpo e alma e principalmente para o cérebro. É muito divertido! Para mim é a coisa mais legal que já conheci!



(Matéria publicada na edição especial nº. 18 da revista Dança Sênior, em novembro de 2008)

Voltar ao topo