Pré-escola II visita Retiro Humboldt
Toda a terça-feira o Retiro Humboldt se transforma em um ambiente para encontro de gerações. Durante toda a manhã ou tarde, alunos da Pré-escola II do Colégio Cruzeiro - Jacarepaguá visitam o Retiro para brincar com os idosos e realizar jogos, pinturas, brincadeiras com massinha, contação de histórias e preparar deliciosas receitas.
O encontro faz parte do Projeto Valores, que é desenvolvido, anualmente, com os alunos do Maternal ao 1º ano da unidade Jacarepaguá, com o objetivo de promover valores positivos como respeito, cuidado, generosidade entre outros.
Professora da série, Glória Maria dos Santos destaca os resultados de momentos como esse: "É comprovado por pesquisas que o nÃvel de depressão, de tristeza, e o uso de medicamento diminuem com o contato entre idosos e crianças. Esse encontro gera um ambiente de felicidade e alegria, saudável para as duas partes".
As atividades são escolhidas pelos próprios alunos, com supervisão das professoras de turma, e proporcionam momentos de descontração e integração.
"Toda a vez que tem atividade com eles eu venho participar. Adoro ver os sorrisos, jogar com eles e ensinar também. Eles transmitem uma alegria muito grande. Pena que não possa ser todo dia", destacou Seu José Silveira, que, entre um movimento e outro das peças de Dama, ensinava carinhosamente aos pequenos as artes do jogo.
"É a primeira vez que estou participando e estou gostando muito. O dia fica mais alegre com as crianças aqui", afirmou Dona Maria Berenice de Souza, que participou de brincadeiras de massinha e ganhou um coração modelado pelas alunas Ana LuÃsa Rodrigues e Bruna Pellegrino.
Para os pequenos, o aprendizado é enorme: "Eu aprendi a ficar perto das pessoas", destacou Carolina Dantas. "Foi o máximo", resumiu Ricardo Fernandes.
Segundo a Coordenadora do Retiro Humboldt, Erica Hoffman, é emocionante ver a reação dos alunos e dos moradores durante as atividades. "Os alunos têm um olhar muito cuidadoso com o idoso. Eles interagem com carinho e escutam atentos ao que eles querem falar. Já o idoso vê nas crianças essa pureza, essa alegria que contagia. É uma troca muito bonita entre eles", afirma.