Dia do Ex-aluno 2017
Uma manhã de reencontros, boas histórias, homenagens e muita música. Assim foi a 45ª edição do Dia do Ex-aluno do Colégio Cruzeiro - Centro. O evento, que é realizado anualmente desde 1972, aconteceu este ano no dia 02 de setembro, na unidade, e promoveu o reencontro de ex-alunos e professores da década de 1940 até os dias de hoje.
Pelo segundo ano consecutivo, o evento teve inÃcio com uma recepção no auditório com coquetel e homenagens a membros da FamÃlia Cruzeiro que, de alguma forma, contribuem para uma sociedade melhor. Este ano, os homenageados foram os ex-alunos Vivien Campos Albuquerque, advogada e Membro da Comissão de Defesa de Pessoas com Deficiência da OAB do Rio de Janeiro; e Alexandre Rachid, Doutor em Música pela UNIRIO, na área de Composição, professor de Órgão da Escola de Música da UFRJ e curador da Série Internacional de Órgão da mesma instituição; além do ex-professor Tobias Volkmann, Regente Titular da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal e responsável pela criação da Camerata do Colégio Cruzeiro.
A cerimônia contou também com a apresentação do Coro de Ex-alunos com músicas clássicas e contemporâneas; uma apresentação em vÃdeo do Retiro Humboldt, instituição mantida pela Sociedade de Beneficência Humboldt, assim como o Colégio Cruzeiro; além da fala dos alunos da Turma 300, que este ano participaram da cerimônia de depósito da Cápsula do Tempo, que aconteceu na quadra aberta, ao ritmo do Grupo de Percussão do Colégio.
Após a abertura no auditório, o público presente pôde aproveitar as atrações preparadas para esse dia: no
Centro de Memória, além dos álbuns por década, os visitantes puderam selecionar imagens em televisões interativas e imprimir as fotos do acervo da Instituição. No pátio, a exposição "Música no Cruzeiro", também preparada pelo Centro de Memória, em parceria com a Comunicação Institucional, destacou momentos e eventos marcantes que envolvem a vida musical dos alunos e ex-alunos no Colégio Cruzeiro. Novidade deste ano, o Laboratório de QuÃmica foi aberto aos ex-alunos para uma oficina com o Professor Guigui, que ensinou a produzir sabonetes artesanais. Tema desta edição, a Música foi bem representada com a apresentação do Grupo de Violões da UFRJ, formado pelos ex-alunos Pedro Brandão e Guilherme Ferraz; e a banda Taranta, do ex-aluno João Brasileiro, aluno de Música da Unirio e responsável pelo resgate da obra do compositor Elomar Figueira Mello.
As tradicionais barracas com comidas tÃpicas alemãs, cachorro-quente, salsichão e doces não ficaram de fora e as fotografias por décadas eternizaram essa manhã de reencontros e recordações.