Setor de Segurança, Medicina e Saúde do Trabalho da SBH realiza simulado de abandono
Nos meses de abril e maio, a Sociedade de Beneficência Humboldt (SBH), mantenedora do Colégio Cruzeiro, realizou simulados de abandono nas duas unidades. A ação é uma iniciativa que faz parte do Plano de Atendimento a Emergências (PAE) e é realizado periodicamente. O procedimento é organizado pelo Setor de Segurança, Medicina e Saúde do Trabalho (SMS), que avalia o tempo que alunos, professores, inspetores e outros membros da comunidade escolar levariam para abandonar o ambiente em caso de incêndio.
Em abril, o simulado de abandono aconteceu na unidade Centro, no prédio do Cruzeirinho, e cerca de 700 pessoas participaram nos dois turnos. No mês seguinte, a ação ocorreu nos prédios Anexo, Record, Viúva, Principal e Centro de Memória, e envolveu 1.500 pessoas.
Na unidade Jacarepaguá, os simulados de abandono envolveram a participação de aproximadamente 2.500 pessoas, entre alunos, pais, professores e colaboradores e aconteceram durante o mês de maio.
Segundo Fernando Silva, responsável pelo setor de SMS na Sede Administrativa e na unidade Centro, os resultados foram positivos e o objetivo da ação foi alcançado. "Conseguimos cumprir o propósito, que é reforçar a preocupação com o ambiente em que vivemos e como devemos agir em casos de emergência. A partir dos exercÃcios que foram executados nos quatro dias, os ocupantes dos prédios passam a tomar as atitudes de abandono com mais consciência e sabendo o procedimento correto", diz ele.
Fernando também destaca o nÃvel de comprometimento dos participantes: "Inspetores e professores são peças-chave nessa situação e acredito que eles foram fundamentais para o sucesso do evento, pois demonstraram estar dispostos a colaborar de maneira ativa e coordenada". Cristina Barros Meirelles é inspetora do Ensino Médio e enfatiza os benefÃcios proporcionados pelo simulado. "É um treinamento para que possamos saber o que fazer caso aconteça uma emergência. Todos os alunos se comportaram de maneira adequada e levaram a sério o processo".