Música, Tecnologia e EstÃmulo Cognitivo: conheça alguns destaques do trabalho feito na Instituição
O Setor de Psicologia do Retiro Humboldt realiza um trabalho permanente com os residentes da Instituição, com o objetivo de estimular a autopercepção e fortalecer a autoestima, a empatia e o engajamento dos idosos. Conduzidas por uma profissional especializada, as atividades vêm seguindo todas as diretrizes e protocolos necessários, ainda mais neste contexto de pandemia, mas sem deixar de lado o cuidado e a atenção que os idosos merecem.
Número um de pedido dos moradores, as atividades envolvendo o canto promovem momentos descontraÃdos e de muita alegria. Conduzidos pela Psicóloga da Instituição, os momentos musicais estimulam o corpo e a mente e ajudam a liberar as tensões do dia a dia. "Os idosos adoram as atividades com música. Eles se envolvem, relembram momentos de sua vida e compartilham uns com os outros. Cantar faz bem para a alma e revigora o coração", explica a Psicóloga Andrea Martins.
A leitura também não fica de lado. Atividade estimulante e prazerosa, desenvolve a criatividade, expande a imaginação e exercita a memória. No Retiro Humboldt, os idosos participam de vários momentos de incentivo a essa prática, como a Tarde Literária - evento que acontece regularmente e possibilita a troca de vivências entre os integrantes do grupo - e também conta com uma Biblioteca repleta de livros nacionais e internacionais.
O Setor de Psicologia do Retiro Humboldt também atua em atividades de estimulação cognitiva, nas quais os idosos são incentivados a recordar nomes próprios e a listá-los em um quadro. "Neste perÃodo, a pandemia está impactando na saúde dos idosos não só na parte emocional, mas também em suas habilidades cognitivas. Em especial na memória. É importante trabalhar com eles dinâmicas que estimulem o cérebro. Os moradores ficaram impressionados ao ver que, em três encontros, conseguiram recordar mais de 520 nomes!", conta Andrea.
O uso da tecnologia é outro aspecto que faz parte do repertório de atividades desenvolvidas com os idosos no Retiro Humboldt. Tablets, computadores e aparelhos celulares são utilizados como aliados em dinâmicas promovidas pela equipe multidisciplinar da Instituição. "Neste momento tão difÃcil para todos e, principalmente, para os idosos institucionalizados, cabe utilizar formas variadas e criativas para ampliar sua voz interior, percebendo e acolhendo seu emocional", conclui a Psicóloga.