Pré-escola I organiza campanha de doação de livros para crianças do INPAR
Durante todo o ano letivo, o Projeto "É Legal ser do Bem" vem envolvendo a comunidade escolar das duas unidades do Colégio Cruzeiro em uma iniciativa que promove o respeito, a solidariedade e a ajuda ao próximo. No mês de maio, as turmas da Pré-escola I do Colégio Cruzeiro - Jacarepaguá viveram momentos de encantamento ao conhecer a história de "Kiki e Jax: A Mágica da Amizade", livro da escritora Marie Kondo que narra a importância dos amigos e de ser solidário.
De forma prática e lúdica, as crianças experimentaram a organização de seus espaços individuais e refletiram sobre o que não teria mais lugar em sua nova fase e faixa etária. Reunidas em grupos, as turmas pensaram de que forma poderiam transformar os aprendizados em uma atitude positiva que simbolizasse a solidariedade. Segundo a Professora Deborah Lutebark, as crianças e as professoras concluíram que seria um ato mágico levar para outras crianças tudo que a Pré-escola I viveu no dia a dia por meio de histórias. "Pensamos na parceria que o Departamento de Ação Social da Sociedade de Beneficência Humboldt, mantenedora do Colégio Cruzeiro, tem com o Instituto Presbiteriano Álvaro Reis de Assistência à Criança e ao Adolescente (INPAR). Fomos mobilizados pela possibilidade de a Pré-escola I ajudar as crianças do INPAR a viajar no incrível mundo da literatura infantil", diz Deborah.
Assim, surgiu a ideia de solicitar aos alunos e seus responsáveis ajuda na arrecadação de livros no intuito de doar o material para o público assistido pelo INPAR. O engajamento foi um sucesso e resultou em uma grande campanha de doação literária. "A magia e o encanto das histórias precisam fazer parte do universo infantil. O livro aguça a imaginação e ajuda a criança na compreensão de sua vivência e conflitos, por meio da narrativa e de seus personagens", afirmou Luciane Hentschke, Coordenadora da Ação Social.
A doação de livros ao INPAR está em sintonia com o principal propósito do Projeto "É Legal ser do Bem": promover uma ação dentro da escola para que, por meio de vivências, cada participante possa tornar-se um agente do bem. "O escritor Monteiro Lobato dizia: 'Ainda acabo fazendo livros onde as nossas crianças possam morar'. Nós, da Pré-escola I, ficamos felizes de saber que outras crianças agora farão morada em livros onde já habitamos um dia", concluiu a Professora Deborah Lutebark.