Colaboradores participam de curso de formação continuada
Durante o recesso escolar, entre os dias 12 e 21 de julho, os colaboradores do Colégio Cruzeiro participaram do Curso de Formação Continuada elaborado conjuntamente pela Equipe de Recursos Humanos da
Sociedade de Beneficência Humboldt e pelas Equipes de Direção das duas unidades do
Colégio Cruzeiro. O curso, organizado anualmente, traduz os esforços da Instituição na formação continuada dos colaboradores promovendo, também, a integração das equipes.
Ao longo das duas semanas, e com uma programação bastante variada, foram realizadas oficinas, palestras e passeios culturais, com o objetivo de promover comunicação interativa, colaboração e trabalho em equipe, assim como, de proporcionar uma vivência coletiva que valorizasse a experiência pessoal e profissional dos colaboradores.
"Os passeios e a convivência com outras pessoas foram muito importantes. Agora estamos mais unidos. E foi uma alegria imensa rever meus colegas de Jacarepaguá", afirmou Angela Salles, da equipe de Conservação da unidade Centro e que já trabalhou na unidade de Jacarepaguá.
Com o Advogado Fábio Zambitte, Doutor em Direito Público pela UERJ, os colaboradores esclareceram as dúvidas sobre a Reforma da Previdência e seus impactos no mundo do trabalho e na economia. Também foram realizadas palestras sobre Segurança do Trabalho, Colaboração e Comunicação, Educação Financeira e Alimentação Saudável. A programação do curso contou, ainda, com a apresentação teatral do grupo Palco Literário, que encenou uma adaptação do livro "O Cortiço", de Aluísio de Azevedo.
"O curso tem sido um momento de troca de experiências legais. Gostei bastante dos passeios, porque eles não eram só de recreação, mas também culturais. Moro no Rio há sete anos e nunca tinha ido ao Pão de Açúcar", contou Ruan Imperatori, do setor de Multimeios de Jacarepaguá.
No Dia da Atitude Solidária, os colaboradores tornaram-se agentes de transformação, criando uma atmosfera de respeito, solidariedade e ajuda ao próximo ao participar de atividades de recreação em instituições atendidas por projetos da Ação Social como a Escola Dom Cipriano Chagas, o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO), o Hospital do Amparo, a Cruzada do Menor e o
Retiro Humboldt. Também com essa intenção, em parceria com o Hemorio, que ministrou palestra sobre a importância da doação de sangue, 67 colaboradores contribuíram para o banco de sangue daquela instituição.
"Escolhi doar sangue, porque é o melhor para salvar vidas. Foi mais fácil do que eu imaginava", disse Regina Célia da Conceição, da equipe de Conservação da unidade Jacarepaguá. Alcemir Assis, Assistente de Saúde na unidade Centro, refletiu sobre a ação: "Tem vidas necessitando de sangue e muitas das vezes as pessoas ficam com medo de doar. Mas ser doador, na verdade, é pensar no próximo".
Exceção feita à palestra sobre "Bom Humor e Entusiasmo nas Relações", ministrada pela Psicóloga Priscila Martins, na unidade Jacarepaguá, e para a oficina de Arte e Alemão, realizada na unidade Centro, toda a programação foi elaborada de maneira unificada, com o intuito de oferecer as mesmas oportunidades para os colaboradores das duas unidades.
"Me identifiquei com a aula de alemão, porque, às vezes, ficamos curiosos para saber o que as pessoas estão falando", contou Juliana dos Santos, da equipe de Conservação do Centro.
"Estou saindo desse curso de formação com uma visão diferente do mundo e do meu cotidiano. Foi muito proveitoso", afirmou Silvania Barreto, inspetora na unidade Jacarepaguá.
Para encerrar o Curso de Formação Continuada, todos reuniram-se na unidade de Jacarepaguá em um dia de atividades recreativas e churrasco de confraternização. Confira fotos do curso.