Integrantes do Projeto de Ação Social recebem certificados
O Colégio Cruzeiro realizou, no dia 14 de novembro, a cerimônia de entrega de certificados aos 80 alunos e professores voluntários do projeto de Ação Social. O evento aconteceu no auditório Alexander von Humboldt e contou com a presença de responsáveis, colaboradores e professores da unidade, pais voluntários do projeto, além do Diretor e da Vice-Diretora da unidade, Marcos Schupp e Ana Paula Ramos, e do Presidente da Sociedade de Beneficência Humboldt, Dr. Hans Joachim Wolff.
Com o projeto intitulado "A formação cidadã na escola", a Ação Social é formada por alunos voluntários a partir do 6º ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio e é dividido em diferentes frentes de trabalho, entre elas: Recreação Infantil e Adulta, Reforço Escolar, Esportes, Educação Ambiental, Conto de histórias, Liderança Comunitária, Dialogando na Escola (sendo essa realizada para os colaboradores do Colégio) e Educação Noturna (oferecida para jovens e adultos, residentes próximo ao Colégio).
Responsável pelo projeto, a Coordenadora Luciane Hentschke destacou, em sua fala inicial, o avanço do projeto diante da comunidade escolar. "Gostaria de agradecer a presença e a contribuição de todos que, sem medir esforços, nos apoiam nesta causa. Em 2017 o projeto completa 8 anos. Começamos pequenos, com atividades pontuais, e hoje presenciamos os avanços da união e do compromisso de fazer o bem ao próximo". Durante sua fala, Luciane também agradeceu pela adesão à campanha de apadrinhamento, na qual mais de 1.000 crianças, das instituições parceiras, serão beneficiadas no final deste ano.
Durante a cerimônia, os alunos da frente Conto de histórias, sob responsabilidade das professoras Déborah Lutebark e Glória Maria dos Santos, realizaram, em parceria com os alunos de violão do Professor Augusto de Moura, uma bela apresentação. Na encenação, o grupo apresentou a mascote "Paçoquinha" e as ações desenvolvidas pelas frentes ao longo do ano.
Em seguida, o Diretor Marcos Schupp elogiou o protagonismo e o empenho dos voluntários, além do conjunto de ações do "Dia da Atitude do Bem", que contemplou a comunidade escolar no início de cada mês, durante todo ano letivo. O Presidente da SBH, Dr. Hans Joachim Wolff, destacou o valor da Ação Social. Emocionado, reafirmou seu compromisso em apoiar e fortalecer os ideais do projeto.
Os representantes das instituições parceiras que estavam presentes foram homenageados pela Coordenadora Luciane, entre eles: Márcia Bogea (Cruzada do Menor), Maria José Alves (Creche Chameguinho e Ternurinha), Leila Cristina (Creche Sant´ana Irmã Ancila (antigo Hospital do Curupaiti) e Erica Hoffman (Retiro Humboldt). Mônica Paes, da Bimbilândia, e a Mil Dicas Papelaria receberam os agradecimentos pela doação e produção das camisas do projeto.
Aluna do 9º ano, Laura Dahmer, integrante da Ação Social há 3 anos e há três na frente "Reforço Escolar", contou qual sua motivação: "Um dos meus maiores incentivos vêm de família. Minha mãe sempre me ensina valores como a solidariedade e o respeito pelo próximo. Tenho orgulho em ser aluna do Colégio Cruzeiro e em participar de atividades que me provam que o mundo pode ser um lugar melhor".
Elisabete de Carvalho Vasconcelos, mãe do aluno do 8º ano, Gabriel Gomes Vasconcelos, falou sobre a atuação de seu filho no projeto e como se sente orgulhosa. "Este é meu segundo ano como espectadora e, sem dúvida, o evento estimula os alunos a permanecerem no projeto. Estou orgulhosa de vê-lo no palco recebendo o certificado e saber que está contribuindo para a melhoria da sociedade".