Curta a Praça: iniciativa mobiliza cerca de 600 pessoas
Foi realizada, no dia 25 de março, mais uma edição do
Curta a Praça. O evento contou com atividades culturais, distribuição de
kits de higiene e atendimento do programa Justiça Itinerante - uma iniciativa do Tribunal da Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ/RJ). O público estimado foi de 600 pessoas entre moradores do entorno, moradores em situação de rua, colaboradores, voluntários, transeuntes e crianças. Entre as atividades oferecidas havia atendimento médico, dentista, brincadeiras infantis, contação de histórias e música ao vivo. O evento ocorreu das 9h às 14h, na Praça da Cruz Vermelha, localizada a 260 metros da Unidade Centro do Colégio Cruzeiro.
281 pessoas foram atendidas gratuitamente pela
Justiça Itinerante do TJ/RJ. Em um ônibus adaptado, a desembargadora Cristina Tereza Gaulia acompanhou o trabalho dos juízes André Souza Brito e Ana Carolina Villaboin da Costa Leite, que expediram 246 ofícios para isenção de taxa para segunda via de documento de identidade. Além disso, a equipe realizou 18 audiências com moradores em situação de rua em busca de certidão de nascimento, uma ação de alimentos e uma de Juizado Especial. De acordo com
Luciane Hentschke, Coordenadora da
Ação Social, a mobilização e vontade de ajudar parte tanto de órgãos oficiais como o TJ/RJ e de voluntários, como de pessoas que transitam pelo local. "Durante o evento, moradores da região que passam pelo local perguntam se podem ajudar, oferecem seus serviços e querem saber quando serão os próximos encontros", explica.
Além de café da manhã e lanches, houve a distribuição de remédios e de
kits de higiene, participação de cabeleireiros da Rede Werner, dentistas, atendimento médico e
design de sobrancelhas. A Prefeitura também estava presente fazendo atendimento especializado à população em situação de rua e realizando cadastros no CAD Único para obtenção de Bolsa Família. De acordo com a Professora Bianca Vicente, responsável pela condução das atividades da frente
Liderança Comunitária, o projeto Curta a Praça evolui a cada ano em termos de dimensão, organização e parcerias. "A cada edição temos mais oferta de serviços, atividades, atenção e alimentos aos moradores em situação de rua. Eles retribuem com um grande sorriso e nos elogiam por estarmos, em pleno domingo, levando alegria e carinho a eles. Muitas mães de crianças que foram levadas à praça elogiaram nossa iniciativa e nossa disposição para estar ali fazendo o bem", diz a professora.
Na parte cultural, o evento teve a colaboração de alunos voluntários, professores, responsáveis e coordenadores que realizaram atividades como confecção de brinquedos com sucata, pintura de rosto, futebol, desenho, esmaltação, oficina de dança, leitura de histórias, distribuição de livros, banda de música e rap. A banda Focus tocou 15 músicas ao vivo. O grupo é formado pelos alunos do Colégio Cruzeiro - Centro, Pedro Gabriel Campana, Gustavo Villar Francisco Temporal e Bernardo Schaffer. "Foi um dos maiores eventos já promovidos pelo projeto Curta a Praça. O engajamento dos alunos, a participação dos familiares, o apoio da Direção do Colégio Cruzeiro e da Sociedade de Beneficência Humboldt, o atendimento do programa Justiça Itinerante, a ajuda na co organização da operação Centro Presente: são tantos parceiros! Sentimos que todos estão querendo colaborar e tentam melhorar a vida das pessoas que precisam de nós", conclui a Coordenadora Luciana Hentschke.