É legal ser do bem: cidadania no contexto escolar
Na formação integral perpassa a proposta de formar cidadãos mais conscientes, críticos e participativos. Com isso em mente, a Direção do Colégio Cruzeiro - Centro lançou, em maio, a iniciativa "É legal ser do bem", que busca proporcionar aos alunos a compreensão de que pequenos atos podem transformar a realidade que os circunda.
A iniciativa, anunciada durante o
Seminário de Professores e Colaboradores de Apoio Escolar, se insere no projeto "Política com P maiúsculo", que permeia o trabalho desenvolvido ao longo do ano e com o qual serão desenvolvidas ações concretas de cidadania no contexto escolar. Até novembro, cada turma será responsável por uma ação, em calendário pré-definido pela Direção em parceria com cada Coordenação.
A Educação Infantil abriu a campanha, em 22 de maio, com um "Dia de alegria". As turmas refletiram sobre o que torna seus dias mais alegres e de que forma eles poderiam agir para transformar o ambiente escolar de forma positiva. No horário de entrada do turno da manhã, quem chegava ao Colégio era recepcionado com música ao vivo, em apresentação de violino feita pelos alunos de Atividade Extraclasse Antonio Gide, Rafaela Maeda e Maria Fernanda Cerqueira. Ao longo do dia, as turmas da Pré-escola I percorreram a escola com muita animação, abraçando alunos e colaboradores, contando piadas, cantando e distribuindo adesivos onde se lia "Pré-escola I levando alegria por onde passa".
A proposta de ação da série vai ao encontro do que é trabalhado diariamente no segmento, conforme coloca a Coordenadora Adriana de Oliveira Cabral: "Eles estão em uma faixa etária em que, normalmente, eles se olham e se percebem em primeiro lugar. Os conflitos se dão, muitas vezes, porque eles não conseguem ter a percepção do todo. Exatamente por esse movimento, na Educação Infantil tudo é muito coletivo, porque precisamos ajudá-los, através da experiência, a perceber que tem algo ali que não é só meu, que é do outro, e que, para compartilhar, eles têm que entender o que o amigo está sentindo".
Inspirados pela proposta do projeto "É legal ser do bem", outras iniciativas que visam incentivar o cuidado com o outro e promover a empatia foram colocadas em prática por outros grupos da escola. As turmas de Dança Folclórica das Atividades Extraclasse e Balé do Tempo Integral participaram de uma aula especial que uniu os dois grupos - de idades bastante distintas. O encontro foi marcado pela troca de carinho, respeito e admiração. Cada grupo apresentou-se para o outro e, em seguida, todas puderam dançar juntas.
As turmas de 3º ano do Ensino Fundamental do TICC deram início ao projeto "Um Cruzeiro de gentilezas", que visa resgatar a boa convivência, a paciência e a boa vontade no contexto escolar, estimulando, através dos trabalhos didáticos, o desenvolvimento de uma postura responsável e empática dos alunos. A chegada de um fantoche da "terra da gentileza" foi o disparador do projeto, que vai ser desenvolvido até o final do ano com os estudantes.
O 5º ano do Ensino Fundamental, por sua vez, optou por levar frases de incentivo para alunos da 3ª série do Ensino Médio. Os estudantes de ambas as séries estão em momento de transição: a ida para o 6º ano e a formatura no Ensino Médio representam mudanças na rotina de estudos e maiores responsabilidades. A proposta, segundo professoras da série, era mostrar aos alunos das turmas 300 que eles não estão sozinhos e que têm o apoio e torcida de colegas da escola.
"Demos cartõezinhos com frases e chocolate para animá-los e ajudá-los a passar por esse momento de ir para a faculdade e ter mais responsabilidades. Eu acho que eles ficaram muito felizes", contou Silvia Fonseca, da turma 53.
Também as turmas de Maternal II e Pré-escola I do Tempo Integral envolveram-se com o projeto. No turno da manhã, os pequenos visitaram o Refeitório e surpreenderam quem estava almoçando com demonstrações de carinho. Já à tarde, a turma percorreu o Colégio distribuindo afeto para alunos e colaboradores.
Ao longo do ano, semanalmente, ações pontuais e campanhas de doação serão promovidas pelos estudantes de forma a impactar não somente alunos, familiares e colaboradores do Colégio Cruzeiro, mas também a vizinhança da escola.