Concurso Jugend debattiert 2019
O Colégio Cruzeiro sediou a etapa nacional do Concurso
Jugend debattiert 2019, competição internacional que avalia a capacidade de argumentação em Alemão dos estudantes de escolas com ensino deste idioma no currículo. Nos dias 13 e 14 de junho, o evento reuniu 32 alunos de 16 instituições localizadas nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Maria Luiza Peracchi, da Escola Suíço-Brasileira de Curitiba, e Daniel Andreas de Souza, do Centro de Ensino Médio Pastor Dohms de Porto Alegre, foram os vencedores desta edição. Em novembro, a dupla representará o Brasil na final sul-americana, que será realizada na Colômbia.
O primeiro dia do
Jugend debattiert aconteceu na unidade Centro e, após a recepção dos participantes e almoço com a comissão organizadora do evento, os estudantes acompanharam a Cerimônia de Abertura e seguiram para as rodadas de debates que classificaram oito semifinalistas. À noite, foi oferecido um jantar ao grupo. No dia seguinte, na unidade Jacarepaguá, foram realizadas as semifinais e o debate final. Houve também uma cerimônia de saudação aos participantes e uma solenidade de premiação, além de um almoço típico alemão, após o encerramento das atividades.
Os temas das rodadas de debates foram:
Soll an Schulen kein Essen in Plastikverpackungen verkauft werden? (As escolas deveriam vender alimentos sem embalagens plásticas?),
Soll der Betrieb von Autos mit hohem Kraftstoffverbrauch verboten werden? (O funcionamento de automóveis com alto consumo de combustível deveria ser proibido?),
Soll die Benutzung von Bussen und Bahnen im öffentlichen Personalverkehr kostenlos sein? (O acesso a ônibus e trens públicos deveria ser gratuito?) e
Soll in der Schule die Nutzung von Smartphones zu Unterrichtszwecken erlaubt werden? (A utilização de smartphones para fins pedagógicos deveria ser permitida nas escolas?)
Wolfgang Theis, representante da Coordenação para o Ensino da Língua Alemã como Idioma Estrangeiro da ZfA (
Zentralstelle für das Auslandsschulwesen), afirma que os participantes do
Jugend debattiert são estudantes com alto nível de domínio da Língua Alemã. "Eles demonstram isso ao responder perguntas difíceis, que demandam capacidade de reflexão e raciocínio elaborado. Considero que o grupo de 32 alunos, presentes na primeira etapa da Final Nacional, já está preparado para se comunicar em Alemão em um contexto universitário. Inclusive muitos deles demonstram interesse e disposição para estudar na Alemanha".
O Presidente da Sociedade de Beneficência Humboldt (SBH), mantenedora do Colégio Cruzeiro, Dr. Hans Joachim Wolff, expressou a honra por ter sido o Colégio Cruzeiro o anfitrião do evento: "Esta é uma celebração da Alemanha na cidade do Rio de Janeiro e isso é motivo de felicidade para nós da SBH e do Colégio Cruzeiro. Aqueles que participam deste Concurso são vencedores por ter alcançado a Final Nacional. O Jugend debattiert dá voz a uma geração de jovens engajados em temas de relevância social, oferecendo a eles uma oportunidade única de expor suas ideias e articular seus conhecimentos com colegas".
A oportunidade que o
Jugend debattiert proporciona para o intercâmbio de experiências também foi destacada por Egon Paulo Dreyer, Diretor do Colégio Cruzeiro - Centro. "Nossa sociedade precisa de indivíduos bem preparados e os debates ajudam a juventude a desenvolver o pensamento crítico. A interação e a confraternização é um processo construtivo para os adolescentes, pois eles conhecem novas realidades e trocam informações com pessoas que têm vivências diversificadas". O Diretor do Colégio Cruzeiro - Jacarepaguá, Marcos Schupp, complementou ressaltando a criação de laços com instituições externas e com estudantes de outros estados e países: "O evento contribui para o amadurecimento de nossos jovens, além de ser uma experiência na qual eles se desafiam intelectualmente e refletem em grupo a respeito de questões que impactam a vida em sociedade", conclui.