Palestra com Vice-Reitor da Universidade de Lisboa
Com caráter inovador, o Colégio Cruzeiro promoveu, nos dias 25 e 26 de novembro, nas unidades Centro e Jacarepaguá, respectivamente, uma palestra com o Vice-Reitor da Universidade de Lisboa, Luiz Manuel dos Anjos Ferreira. O encontro também contou com a participação da Administradora da Instituição, Ana Maduro, e teve como objetivo informar e esclarecer dúvidas sobre o ingresso e o processo de admissão à universidade portuguesa. Além de estudantes do Ensino Médio, acompanharam o evento responsáveis, familiares e representantes da Sociedade de Beneficência Humboldt, mantenedora do Colégio Cruzeiro.
Fundada em 1249, a Universidade de Lisboa tem um total de 50 mil estudantes, dos quais aproximadamente 9 mil são oriundos de outros países, com 419 cursos organizados em 18 faculdades e institutos. Atualmente há 3.016 brasileiros estudando na instituição, que ocupa lugar de destaque nos principais rankings internacionais - entre eles, 1º lugar em Portugal nos rankings de Shangai, SCImago, NTU, CWUR e URAP, além de 2º lugar no espaço ibero-americano (Shangai) e 1º lugar em produção científica na Península Ibérica (CWTS Leiden).
A abertura da palestra foi feita por Ana Paula Ramos, Direção Pedagógica Estratégica do Colégio Cruzeiro, que apontou a afinidade entre a proposta acadêmica da escola com a instituição portuguesa. "O Colégio Cruzeiro investe muito em cultura, artes, esporte e tem um nível de exigência compatível com a qualidade acadêmica, de seus professores e seus estudantes, assim como a Universidade de Lisboa. Este perfil nos encoraja a estabelecer mais proximidade entre ambas as partes. O objetivo do encontro é desmistificar o acesso ao Ensino Superior em Portugal para que nossos alunos tenham mais oportunidades de uma formação de excelência e uma carreira promissora", destacou a Diretora.
Em seguida, o Vice-Reitor Luiz Manuel dos Anjos Ferreira apresentou dados sobre a cidade de Lisboa, detalhes a respeito do Sistema Educacional Português, além do histórico e da estrutura da Universidade. "Nossos cursos são divididos em 80 Licenciaturas, 22 Mestrados Integrados, 207 Mestrados e 110 Doutorados. Além disso, são oferecidos 131 cursos não conferentes de Grau. A Instituição conta com 82 Centros de Investigação e Laboratórios Associados, 4 mil estudantes de Doutorado e, segundo o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), é a universidade com maior número de pedidos de patentes: 280 entre 2008 e 2015".
As condições, os requisitos e os aspectos burocráticos para estudantes internacionais também foram elucidadas. O Vice-Reitor e a Administradora da ULisboa detalharam como funciona o acesso a vagas para candidatos brasileiros e elucidaram o trâmite tanto para aqueles com ou sem nacionalidade portuguesa. "Pode concorrer como estudante internacional quem não tem nacionalidade de país da União Europeia e não reside em Portugal há mais de dois anos. Também pode se candidatar a tais vagas estudantes titulares de um diploma de conclusão do Ensino Secundário ou equivalente no seu país de origem". As qualificações acadêmicas e pré-requisitos para ingresso aos cursos também foram esclarecidas.
Luiz Manuel dos Anjos Ferreira destacou a motivação e o entusiasmo que viabilizou a palestra no Colégio Cruzeiro. "Queremos mais estudantes internacionais. Isso fortalece nossa diversidade e possibilita que os estudantes portugueses tenham contato com estudantes do mundo todo. Consequentemente, são estabelecidas redes multiculturais de amizade que muitas vezes permanecem por toda a vida. O campus torna-se um ambiente internacional, o que é uma experiência enriquecedora e contribui para a paz mundial", afirma o Vice-Reitor. Ana Maduro ressaltou que a palestra demonstrou que os participantes do evento demonstraram um interesse genuíno por Portugal e pelo Ensino Superior no país europeu. "As perguntas evidenciam que o grupo amadurece os planos de estudar no exterior há alguns anos. Foi uma excelente experiência e estamos felizes com o resultado deste intercâmbio. A impressão que ficou é que a palestra foi apenas o início de um processo de aproximação e de parceria entre o Colégio e a Universidade", concluiu.
Acesse a apresentação aqui