Palestra Inaugural 2022 com Professor Doutor Gabriel Perissé
No dia 02 de fevereiro, o Colégio Cruzeiro realizou a Palestra Inaugural 2022 com o tema "Sete passos para seguir em frente: é hora de relembrar os grandes princípios da Pedagogia e traduzi-los em sete passos concretos", apresentada pelo Professor Doutor Gabriel Perissé. Com mais de 350 participantes acompanhando o evento simultaneamente, a palestra online foi exibida ao vivo pela plataforma Zoom e contou com a presença virtual da Direção, Coordenação e Orientação Educacionais, bem como todo o corpo docente da Instituição.
As boas-vindas ao grupo foram feitas por Ana Paula Ramos (Direção Pedagógica Estratégica), Marcos Schupp (Direção da unidade Jacarepaguá) e Egon Paulo Dreyer (Direção da unidade Centro), além de uma breve saudação de Alexander Otto Ziemer, Presidente da Sociedade de Beneficência Humboldt (SBH) - mantenedora do Colégio Cruzeiro. Em seguida, o convidado conduziu a palestra direto de Porto Alegre - RS. Gabriel Perissé tem Pós-Doutorado em Filosofia e História da Educação (UNICAMP), é Doutor em Filosofia da Educação (USP), Mestre em Literatura Brasileira (USP) e Mestre em Teologia (PUC-RS).
O palestrante iniciou o evento destacando a importância do vínculo humano e interpessoal proporcionado pela escola. De acordo com o professor, o campo educacional encara desafios impostos pelo contexto inaugurado pela pandemia em 2020. "Estamos reunidos aqui pensando como será o ano de 2022, pois nosso trabalho requer planejamento e organização de projetos. Ao mesmo tempo, nós - seres humanos - somos caracterizados pela memória, pelo passado e pela maneira como fomos moldados pelas nossas experiências. Desta forma, passado e futuro entram em tensão. Portanto, eu proponho sete aspectos que devem nortear o que fazemos no presente com o intuito de cumprir nossa missão pedagógica", afirmou Gabriel.
A primeira premissa elencada por ele foi o princípio de que o aluno não é uma garrafa a ser preenchida, mas, sim, um fogo a acender. Segundo Gabriel, o fogo em questão representa a curiosidade. "Todo indivíduo tem vontade de aprender. Logo, nós - professores - podemos e devemos incentivar nossos alunos para que eles desenvolvam a vontade de descobrir, de aprender, de aguçar a curiosidade. Vamos apostar na criatividade e descobrir o que impulsiona a vontade de aprender!" O segundo princípio representa a força que a palavra tem para um professor. "Estamos mergulhados na linguagem e a forma como nos expressamos tem um impacto em nossos alunos. Vamos tentar acertar nossas palavras e pensar se estamos nos comunicando de maneira adequada em sala de aula. Uma comunicação sem ruídos e com precisão nos ajuda a ser mais profissionais e pedagógicos".
Em terceiro lugar, Gabriel ressaltou o trabalho com o diálogo. Para ele, o professor focado unicamente na aula em si acaba esquecendo de fortalecer o vínculo com o aluno. "O conteúdo é muito importante, mas vamos também trabalhar temas que suscitam o diálogo e a troca, pois é a partir da interação que conhecemos os anseios e as necessidades dos estudantes. Nossa vida não é um formulário a ser preenchido, mas, sim, um texto a ser escrito". O quarto princípio é a leitura: "Nos livros encontramos inspiração. Eles ativam nossas ideias e reflexão. Os livros expandem nossos horizontes e panoramas. Uma leitura pode mudar um comportamento, iluminando vários campos da imaginação e da criatividade".
O quinto aspecto em destaque é a importância da avaliação individualizada. Gabriel defende que educação é desencadear o processo de aprendizado e de busca nos alunos. Sendo assim, eles devem ter autonomia, ter pensamento próprio e não depender de ideias alheias. "Os estudantes devem assumir suas individualidades, tendo, na figura do professor, uma referência. Não devemos ser rígidos nem intransigentes na avaliação, pois muitas vezes elas não testam: elas simplesmente aferem um valor ao aprendizado do aluno". O sexto ponto elucidado é a pesquisa. "Temos que pesquisar e realizar um trabalho de investigador. Credibilidade é consequência de estudo, de investigação e de produção intelectual".
Por fim, o palestrante elencou o sétimo e último passo: os valores. "É exigido de nós um comportamento ético. Cada indivíduo deve se esforçar para ser um pouco melhor a cada dia. A educação é um processo humanizador, uma vez que nossos alunos podem encontrar em nós referências humanas. O maior orgulho do professor é ser inesquecível para seu aluno. Isso é possível se nosso trabalho pedagógico for pautado por esses sete princípios", concluiu Gabriel.
No segmento final do evento, a Direção do Colégio Cruzeiro agradeceu a participação do palestrante e desejou sucesso ao corpo docente do Colégio Cruzeiro. "Esperamos que possamos passar pelo ano de 2022 continuando a marcar nossos alunos e colaborando para que eles tenham referências", disse Marcos Schupp. "Que nossos professores encontrem as palavras corretas, consigam ver cada aluno como indivíduo único e colaborem para que eles tenham clareza e possam incorporar valores éticos na trajetória pessoal como estudante e como cidadão", complementou Egon Paulo Dreyer. Ana Paula Ramos concluiu a Palestra Inaugural 2022 com uma mensagem especial de motivação: "Apesar do contexto desafiador, a escola permanece viva dentro de cada um de nós. Vamos permanecer em estado de atenção, proteção e cuidado! Estamos prontos para enfrentar qualquer desafio, pois temos uns aos outros".
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