Alunos do Projeto de Ação Social realizam diversas atividades sociais na Alemanha durante Viagem de Estudos
Um dos princípios que norteiam a proposta humanista e integral do
Colégio Cruzeiro é o fortalecimento de valores como a solidariedade, a empatia e o respeito ao próximo.
Por isso, a Instituição desenvolve atividades que permitem aos seus alunos colocar em prática o que aprendem na teoria. Um desses momentos acontece durante a
Viagem de Estudos à Alemanha, na qual eles têm a oportunidade de vivenciar o trabalho voluntário nesse país europeu. Foram cinco as cidades visitadas: Tübingen, Köln, Augsburg, Munique e Stuttgart.
Em
Tübingen, a instituição visitada foi a Asylzentrum. O local abriga jovens e adultos refugiados, vindos da Albânia, Sérvia, Macedônia e Bósnia. Durante o encontro, nossos alunos interagiram com o público local realizando diversas atividades como: ajuda no dever de língua alemã, jogando totó, basquete, vôlei e peteca e, ao final, foi realizado um jogo com todos os alunos voluntários do Colégio Cruzeiro.
"
Minha Ação Social foi em um um lugar onde os refugiados se reúnem para se divertir, conversar e ajudar eles. Em particular ajudei uma moça vinda do Sudão a aprender alemão, já que ela havia chegado fazia pouco e sem sombra de dúvidas saber que você está fazendo o bem é muito prazeroso e gratificante. Você se sente bem ajudando as pessoas lá. Além do mais, sinto também que pude treinar mais ainda meu alemão, interagindo com os integrantes do local", contou
Vitor Motta de Araujo Bastos, um dos
voluntários do Colégio Cruzeiro.
Em
Köln, por meio da parceria com a Deutsches Rotes Kreuz (Cruz Vermelha Alemã), foram realizados dois dias de visita a quatro moradias de refugiados, na sua maioria, vindos da Albânia. Durante as visitas, nossos voluntários participaram de uma mini olimpíada, organizada pela Coordenadora Pedagógica da Cruz Vermelha Alemã, Frau Nicola. Foram realizadas atividades como bola na lata, pula saco, corrida do ovo na colher, dança do balão, entre outras.
Nossos alunos saíram encantados e foram elogiados pelo carinho que demonstraram durante as atividades. "
A minha experiência com o projeto da Ação Social em Köln (Colônia) foi extremamente enriquecedora. Sinto que conhecer a realidade de uma criança refugiada me afastou da minha ignorância e me ensinou muito sobre valorizar e ser valorizado. Para mim, esse dia ficará guardado em minha memória e em meu desenvolvimento como um indivíduo mais responsável", comenta
Sofia Costa Liberato, uma das alunas
voluntárias participantes da atividade.
Além da Coordenadora da Ação Social, estiveram presentes os professores Mario Diniz, Thereza Baumann e Sabine Goertz.
Em
Augsburg, a visita realizada teve como pauta o meio ambiente e a sustentabilidade. Nossos voluntários visitaram a fazenda Youfarm, um espaço pedagógico que recebe crianças da comunidade local uma vez por semana para aprendizados relacionados ao meio ambiente. O espaço também é aberto para alunos e professores de escolas públicas da região.
Na ocasião, o grupo foi recebido por Frank Helbig e pôde conhecer um local que abriga ovelhas (e acompanha o crescimento delas) e ver a transformação da lã em produtos como esponja para banho, forro de bonecas, entre outros. Em seguida, Herr Helbig fez uma demonstração da transformação de madeira em carvão vegetal.
"
Durante a minha viagem de estudos feita para a Alemanha, onde passei a maior parte em Augsburg, tive a oportunidade de conhecer um pouco do Projeto da Youfarm. Eles têm um grande enfoque na sustentabilidade, possuem preocupação ambiental e organizam o espaço como se fosse uma 'colônia de férias' para crianças cujos pais não têm com quem deixá-las, fazendo diferentes atividades que objetivam o desenvolvimento de uma consciência mais sustentável. Com relação à experiência, em minha opinião, foi algo diferente e bom, aprendendo com detalhamentos. Isso me mostrou como a Youfarm fará a diferença na vida dos jovens que a frequentam", comenta Livia Alvim, uma das participantes da atividade.
Estiveram presentes nas atividades os professores Danilo Brito e Symone Samary, além da Coordenadora da Ação Social, Luciane Hentschke.
Em
Munique, nossos voluntários visitaram duas instituições que trabalham com refugiados: a Freudentanz, que trabalha com crianças que fugiram com as suas mães da Nigéria e de Serra Leoa via Itália, e com a Cáritas. Foram realizadas atividades como apresentação de danças, futebol, basquete, vôlei, peteca e desenho. No caso da Cáritas, foi a primeira visita que os jovens refugiados ucranianos receberam desde que chegaram à Alemanha.
Acompanharam as atividades os professores Bruno Tinoco, Andrea Nascimento e Nathalia Loureiro, além da Coordenadora de Ação Social.
Em
Stuttgart, nossos voluntários foram divididos em grupos e visitaram três instituições: Jugendhaus Heslach, dasCANN - JugendKULTURhaus Cannstatt e Kinder im Fokus, projeto do município de Ostfildern.
No Jugendhaus Heslach, o grupo de voluntários teve a oportunidade de cozinhar com os jovens que foram passar a tarde no local. Foram feitos tapioca com morangos e Nutella e um bolo vegano de cenoura.
Agradecimento especial à professora Karen Maurer, que acompanhou as atividades.
Já na instituição dasCANN - JugendKULTURhaus Cannstatt, o grupo teve a oportunidade de interagir com jovens de Portugal e refugiados da Armênia. Foram realizadas atividades como basquete, videogame, sinuca e totó.
Estiveram presentes na visita a Gerente Administrativa Financeira da SBH, Cláudia Paiva, a Diretora Pedagógica Estratégica do Colégio Cruzeiro, Ana Paula Ramos, e o professor Emerson Medeiros.
Divididos em dois locais na região de Ostfildern (Nellingen e Kemnat), os voluntários tiveram a oportunidade de trabalhar com crianças e jovens dos abrigos municipais (sem-abrigo) e refugiados, na sua maioria vindos da Síria, do Afeganistão, do Irã, do Iraque, da Arábia e da Turquia, junto ao projeto social Kinder im Fokus, coordenado pela pedagoga social, Nora Unterberger.
Foram realizadas atividades como futebol, queimado, peteca, bolinha de sabão, entre outras, além de atividades de reforço escolar (ajuda na realização dos deveres de casa). Ao final, foi servido um lanche coletivo.
Estiveram presentes nas atividades a Coordenadora da Ação Social, além da professora Maria Luiza Caffonso Pereira.
Apoie os projetos sociais desenvolvidos pelo Colégio Cruzeiro e pela sua mantenedora Sociedade de Beneficência Humboldt (SBH). Você pode realizar a sua doação de qualquer valor para a chave PIX - CNPJ 33.476.276/0001-08 (Sociedade de Beneficência Humboldt). Juntos somos mais fortes! |