Colégio Cruzeiro comemora o Dia Nacional do Voluntariado com palestras realizadas por ex-alunas da Ação Social
Em referência ao
Dia Nacional do Voluntariado, comemorado no dia 28 de agosto, o Colégio Cruzeiro convidou algumas ex-alunas, que foram integrantes da
Ação Social, para conversarem um pouco sobre o tema e sua relevância com os alunos que atualmente fazem parte do projeto, abordando, também, suas experiências pessoais.
A primeira oportunidade aconteceu no dia 1º de setembro, na unidade Centro, com a participação de
Ana Clara Argento, que foi aluna do Colégio durante toda a sua vida escolar e se formou em 2015. Ela cursou a graduação de Desenho Industrial na
UFF e, logo após, se especializou em sustentabilidade na
UFRJ. "
A Ação Social plantou essa sementinha em mim", destacou a ex-aluna no começo do encontro.
Durante a conversa, Ana Clara abordou diversos temas relativos à Ação Social, como o verdadeiro significado e a importância de se realizar o trabalho voluntário e o sentimento de pertencimento que temos quando fazemos parte de uma comunidade, além de falar sobre sustentabilidade, o tema que norteia sua vida profissional atualmente.
Ana destacou o quanto
a educação do Colégio Cruzeiro é diferenciada, pois, ao mesmo tempo em que oferece um ensino de qualidade, contrapõe a sua situação com a realidade de grande parte da população que não tem acesso às mesmas oportunidades.
Outro assunto abordado foi o quanto
a família e a escola são importantes para o desenvolvimento do ser humano, promovendo a formação do cidadão integral, um dos direcionadores do Colégio Cruzeiro. "
Essas duas instituições são extremamente importantes para entendermos nosso processo como pessoas no lugar que habitamos. Minha família demonstrou diversos valores que foram importantes pra mim. Outros valores que eu aprendi foram na escola, principalmente por conta dos professores que permitiram fazer esse elo com o mundo lá fora", destacou Ana Clara.
Nos dias 5 e 6 de setembro, foi a vez das ex-alunas
Ana Clara Redon e
Maria Clara Vassal participarem do evento com os alunos voluntários do Colégio Cruzeiro - Jacarepaguá.
Ana Redon, advogada, formada na
UERJ, falou da sua experiência com o trabalho voluntário no apoio escolar do
INPAR e da importância do projeto na formação dos seus valores. "
Fiquei do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental no projeto de apoio escolar e essa experiência formou parte do meu caráter. Eu entendi que preciso entregar mais para a sociedade, foi uma virada de chave na minha vida. Consegui ver que a vida era muito mais do que imaginava, eu saí do meu mundo", declarou Ana Redon, que é voluntária na
ONG Sonhar Acordado, uma organização internacional que atua junto a instituições, orfanatos, casas de apoio e hospitais e que busca transformar a vida de crianças carentes por meio de uma relação de amizade com o jovem voluntário.
No segundo dia, a palestrante
Maria Vassal, estudante de arquitetura na
UFRJ, abordou sua experiência nos projetos do
INPAR e
TETO. A estudante compartilhou sobre os principais desafios nos projetos. "
Com essas experiências, tive um choque de realidade e saí da minha zona de conforto, mudou minha concepção de mundo. Tive a oportunidade de fazer um trabalho em uma comunidade, em Gramacho, e vi pessoas precisando de ajuda", declarou a estudante.
A série de palestras realizadas no Colégio Cruzeiro em comemoração ao Dia Nacional do Voluntariado revelou não apenas a importância do trabalho voluntário, mas também
o impacto significativo que a Ação Social da escola teve na vida de suas ex-alunas. As experiências compartilhadas por Ana Clara Argento, Ana Clara Redon e Maria Clara Vassal destacam a influência positiva que o projeto teve em suas trajetórias pessoais e profissionais.
Apoie os projetos sociais desenvolvidos pelo Colégio Cruzeiro e pela sua mantenedora Sociedade de Beneficência Humboldt (SBH). Você pode realizar a sua doação de qualquer valor para a chave PIX - CNPJ 33.476.276/0001-08 (Sociedade de Beneficência Humboldt). Juntos somos mais fortes! |